quinta-feira, janeiro 26, 2006

O Quinteto da Morte


A 10 Junho de 2004, publicava em O Comércio do Porto:

Irmãos Coen apresentam "remake" de
"O Quinteto da Morte" com Tom Hanks

"O Quinteto da Morte" é o mais recente filme de uma das melhores parelhas familiares no cinema: a nova película soa irmãos Coen "ataca" hoje os ecrãs portugueses.
Ethan e Joel Coen, os mesmo de "Fargo" e "The Big Lebowski" voltam a fazer de uma simples história e argumento uma grande paródia a partir da ideia do golpe de um quinteto de ladrões - do mais trapalhão que o mundo já viu. E Tom Hanks está a comandá-los vestindo a pele do professor Goldthwait Higginson Door. Com o título original de "The Ladykillers", esta comédia - um "remake"... - de humor negro dos Coen já tinha sido, em Maio, elogiada durante o Festival de Cannes (fora da competição).

O outro "The Ladykillers", de 1955, realizado por Alexander Mackendrick, com argumento de William Rose, tinha Peter Sellers no quinteto. A história é, em tudo, semelhante à dos irmãos Coen: uma risota, onde um bando de criminosos aluga uma casa (neste em Londres) para planear o roubo, e uma senhora que julgam poder enganar muito facilmente.
No "quinteto" idealizado pelos Coen, o professor "Hanks" reúne mais quatro personagens, para fazer o assalto do século. O pior é que escolheram a cave da casa de Mrs. Munson (Irma P. Hall), fingindo-se serem músicos, para base das suas operações, e a intromissão da velha senhora, pode ser um empecilho. Para além de terem subestimado a inteligência da dona da casa, os ladrões também não são nenhuns génios.
Fazem parte do quinteto - para além de Tom Hanks - Marlon Wayabs (Gawain MacSam), J, K. Simons (Garth Pancake), Tzi Ma (The General) e Ryan Hurst (Lump Hudson).

Sem comentários: